"Minha maior esperança é que isso tenha simplesmente aberto uma janela, e ao olhar através dela, você perceba uma coisa: quão superior Jesus Cristo é a tudo mais!"
- T. Austin-Sparks
18 de Julho
Vocês corriam bem. Quem os impediu de continuar obedecendo à verdade? (Gálatas 5:7 Viva)
Algo havia interferido na corrida espiritual dos gálatas e a interrompido. Isso era extremamente sério e perturbava Paulo profundamente. Parece que, no caso dos gálatas, era o homem natural novamente, mas desta vez na esfera das emoções naturais. Eles pareciam ter aquela constituição de temperamento que corresponde às palavras de Cristo na parábola sobre a semente que caiu em solo raso. A semente foi recebida rápida e diligentemente, mas não produziu uma colheita. Há algumas pessoas que começam dessa maneira com entusiasmo e causam grande comoção, mas depois não prosseguem com firmeza. Esses gálatas eram assim; deram uma resposta tremenda; atestaram em alta voz sobre sua devoção; e então rapidamente abandonaram a corrida. Por quê? Porque viviam de suas emoções, sentimentos, e estes eram mutáveis. Isso pode muito bem ser uma questão de temperamento, mas, na verdade, essa característica pode ser encontrado na maioria de nós. Respondemos a um apelo, caímos debaixo do poder de uma grande emoção e então relaxamos. Nas palavras do Senhor Jesus: "Quando chega a tribulação ou a perseguição... ele se escandaliza" (Mt 13:21).
Claramente, então, se quisermos perseverar até o fim, precisaremos ter um poder maior do que o da nossa vida emocional natural. A única esperança é que isso seja verdade para nós, como foi com Paulo: "O amor de Cristo nos constrange" (2Co 5:14). Há uma enorme diferença entre o natural e o espiritual nesta questão da energia do amor. Esta palavra traduzida como "constrange" é a mesma usada para a prisão de Jesus, quando diz: "os homens que detinham Jesus" (Lc 22:63). Assim, o amor de Cristo deve nos segurar ou agarrar, conquistando nossas emoções naturais pelo grande poder do Espírito. Nossos sentimentos vêm e vão. Eles podem ser fortes às vezes, mas também podem enfraquecer muito. Se não conhecermos algo da poderosa força do amor de Cristo, nunca chegaremos ao fim desta árdua corrida. Afinal, é o amor de Cristo que contribui para a plenitude de Cristo. Se finalmente chegarmos a essa plenitude, isso só poderá acontecer pelo poder constrangedor e contundente do Seu amor. "Vocês corriam bem; quem os impediu?" A resposta é: "Vocês correram na força das suas emoções, correram como sua resposta entusiástica ao chamado de Deus, porque isso afetou seus sentimentos naquele momento." A carta aos Gálatas se dedica a enfatizar o lugar do Espírito Santo na vida do crente, pois somente Ele pode suprir a energia de amor necessária para continuarmos correndo bem.
As mensagens de Janelas Abertas foram selecionadas das obras de T. Austin-Sparks. Algumas delas são apresentadas de forma resumida. O versículo de introdução e a versão bíblica associada foram escolhidos pelo editor do site e podem não constar na mensagem original. Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.