Austin-Sparks.net

Janelas Abertas

"Minha maior esperança é que isso tenha simplesmente aberto uma janela, e ao olhar através dela, você perceba uma coisa: quão superior Jesus Cristo é a tudo mais!"
- T. Austin-Sparks

15 de maio


Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! (João 1:29 NVI).

Qual é o pecado do mundo? É o orgulho. Você pode não pensar assim; pode não enxergá-lo: mas eu lhe pediria que considerasse novamente e visse se tudo o que é chamado de pecado não pode ser atribuído a isso, se não é o orgulho alguma forma de expressão do orgulho. Pois qual é a raiz do orgulho? O que ele é? É o ego vivificado, ressuscitado, ativo – essa é a raiz do orgulho; e os ramos e os frutos – quantos são! – ciúme, cobiça, ira e todo o resto. Como a ira pode ser orgulho? Bem, a ira, se não é santa, purificada, purgada pelo sangue, como a ira do Cordeiro, se é ira movida por nós mesmos e nossos interesses, é a ira do ego. Muitas vezes, nossa raiva é nossa autopreservação, nossa reação a alguma ameaça aos nossos interesses ou aos nossos gostos. Rebelião, teimosia, preconceito e muito do nosso medo são todos atribuídos ao orgulho. Do que temos medo? O que estamos temendo? Se examinássemos nossos medos, por que teríamos medo? Se estivéssemos completamente separados de interesses pessoais – isto é, se pudéssemos nos entregar inteiramente ao Senhor e sair de cena – grande parte do nosso medo não desapareceria? E assim poderíamos prosseguir: mas não queremos nos entregar a uma análise indiscriminada da natureza humana ou do orgulho. Já mencionamos o suficiente para mostrar que o orgulho é a raiz e que existem inúmeros frutos que podem ser rastreados até essa raiz...

Portanto, que esta seja uma palavra de interpretação sobre o porquê de o Senhor estar lidando conosco como Ele tem lidado e lida – por um lado, vencendo esta coisa maligna, quebrando, esvaziando, moendo até virar pó, até que não reste nada de nós em termos de autossuficiência; por outro lado, entregando e proporcionando um aumento dEle mesmo em nós. Esta não é uma palavra, talvez, de grande inspiração, mas sinto que é uma palavra de suma importância. Isso deve ser verdadeiro para nós individualmente. Deve haver também uma humildade coletiva. Este é o caminho pelo qual o Senhor se comprometerá. Ele nunca nos dará nada para alimentar nossa carne, para ampliar e fortalecer nossa vida natural. Ele nos manterá no caminho que nos mantém seguros nesse aspecto. Quão maravilhosamente a Bíblia se torna viva quando você a olha dessa maneira!


Por T. Austin-Sparks de: O Orgulho e a sua Ruína

Quer saber mais?

As mensagens de Janelas Abertas foram selecionadas das obras de T. Austin-Sparks. Algumas delas são apresentadas de forma resumida. O versículo de introdução e a versão bíblica associada foram escolhidos pelo editor do site e podem não constar na mensagem original. Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.